Test-drive: Atendimento por SMS da Vivo

Hoje resolvi testar o atendimento por SMS da Vivo. A Paula Pfeifer reclamou que ontem o serviço estava inoperante. Dei a ela a sugestão de utilizarmos o serviço simultaneamente, pedindo as mesmas informações.

O atendimento por SMS em questão é este aqui (clique para ser redirecionado para o blog da Vivo). Recentemente, a mesma Paula respondeu uma mini entrevista para o blog, falando sobre o panelaço que fizemos – e idealizado pelo Raul Sinedino – no Twitter a respeito de acessibilidade para #SurdosOralizados. O barulho surtiu efeito.

Vamos ao que interessa. Tirei diversos screenshots da tela do meu celular, para comprovar as etapas do atendimento, conforme segue:

20111005105850Screenshot 1

10:52h – Inicio o uso do serviço sem qualquer cerimônia, já fazendo a pergunta para a minha dúvida.

20111005224410
Screenshot 2

10:53h – 1 minuto depois, recebo a mensagem de atendimento padrão brasileiro: “Queira estar aguardando. Logo vamos estar lhe atendendo”.

20111005224431
Screenshot 3

10:59h – A atendente Eliana (dãã) me atende e pede que eu aguarde enquanto ela verifica minha solicitação. Rapidamente recebo a resposta. Legal!

20111005224529
Screenshot 4

11:10h – Aqui, a primeira falha do serviço: faço um novo questionamento e aguardo. Entra a atendente Débora começando o atendimento do zero. Ok, nada que me faça perder a paciência. Acontece nas melhores famílias, mas…. né?

20111005224547
Screenshot 5

11:27h – Ok, vamos de novo. Só copiar e colar as mesmas frases que eu escrevi anteriormente.

20111005224609
Screenshot 6

11:33 – Apesar de começar o atendimento de novo, noto que o mesmo flui mais rapidamente com a Deby.

Aqui, pergunto se a Vivo tem um plano de torpedos semelhante ao da Oi, que possui um pacote promocional excelente de 1000 torpedos por apenas 29,90.

20111005224629
Screenshot 7

11:35h – A Débora informa que não tem nenhum pacote parecido na Vivo. Pena…

PAUSA: Neste momento, a Paula me diz, via Google Talk, que a atendente dela disse que tem o pacote de 1000 torpedos, pelo mesmo valor do pacote da Oi, com apenas algumas ressalvas, que não vêm ao caso agora.

E agora, Vivo? Tem ou não tem?

20111005224701
Screenshot 8

11:39h – Por via das dúvidas, pedi o protocolo de atendimento. Fui informado que receberia por SMS. E sim, foi o que aconteceu. Recebi o protocolo, conforme prometido.

ATENÇÃO! Peçam SEMPRE o protocolo, pois ele poderá ser útil no futuro.

20111005224723
Screenshot 9

11:40 – Como podem perceber, conforme solicitado pela atendente, dei uma 8 para o atendimento e o serviço foi encerrado com satisfação.

Conclusão

Não fosse o atendimento ter começado do zero e a informação desencontrada sobre existir ou não o pacote de 1000 torpedos, eu teria dado um 10 tranquilamente. Fiquei sem saber se existe mesmo o tal pacote, ou não. Vou ter de tentar novamente qualquer hora.

Foram 38 minutos de atendimento.“Baaaahhhh, tudo isso?!”, pensa quem adora achar defeito em tudo. HELLOOOOOOO! Não se trata de um atendimento de urgência, POHA! O mais importante é que EXISTE um atendimento no formato que os surdos oralizados idealizam! E a Vivo está mostrando isso na PRÁTICA.

TDD e 0800 para surdos são tecnologias – se é que dá pra chamar essas porcarias de tecnologia – do período Paleolítico, lá do tempo quando o Mar Morto nem tinha nascido ainda…

Parabéns, Vivo!

Anúncios

6 respostas para “Test-drive: Atendimento por SMS da Vivo

  • Diefani

    Pois a vivo tem um plano pra surdos, sao 200 torpedes por 24.00 e cada torpedo adicional sai 14 centavos, eu usava, mas como usO mto torpedo vinha maos d 200 reais a conta. Ai fui p oi, mas tive q voltar p vivo pq adquiri um iphone no exterior e ele qdo desbloqueado n eh compativel com o sim da oi. Acabei fazendo um plano na vivo d 250 mb d internwt e 5 pacotes d sms por 9,90 casa

    • Rodrigo Nunes

      Pois é, Diefani… minha sugestão é pesquisar as alternativas disponíveis entre as operadoras e fazer leilão. Quem oferecer o melhor custo-benefício, ganha o cliente.

      Tomara que o departamento de Marketing das operadoras esteja ciente de que somos aproximadamente 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil, que dependem de soluções como essa.

  • Susane

    No atendimento via sms são 4 cliente interagindo ao mesmo tempo, e uma unica pessoa para atende-los, isso causa a demora no atendimento, também quando o sms que enviamos não são entregues, o que finaliza o contato, sem contar erros no sistema ( fala serio ninguem é perfeito). A respeito do pct de 1000 torpedos até o momento o maior pacote que temos informação é o de 100 sms por 9,90. Sou atendente Vivo SMS

    • Rodrigo Nunes

      Boa tarde Suzane!
      Em primeiro lugar, obrigado por comentar aqui no meu quase-morto blog. =)

      Trabalho na área de tecnologia e entendo que não existe sistema perfeito e livre de erros. Entretanto, uma empresa como a Vivo, movimenta milhões de dólares por ano na área de… TECNOLOGIA!

      Tenho certeza de que existe algum setor de Pesquisa e Desenvolvimento, o qual cuida de projetos de novos serviços, onde o estudo de capacidade e demanda deve ser uma atividade corriqueira.

      É irônico, sinistro e chega a ser meio ridículo até, saber que existem SMS que não são entregues e que isso finaliza o contato. Poxa, a empresa vive de planos de dados, voz e SMS!!! Dou risada, pra não chorar.

      Enfim, minha única reclamação aqui foi quanto à (des)informação a respeito dos valores dos pacotes de SMS. Sou cliente da Vivo há 2 anos. Minha mãe, esposa, sogros e colegas de trabalho também são clientes da Vivo. Na minha opinião, é a melhor operadora dentre as existentes no mercado. Só que isso não pode dar margem para a empresa fazer certas coisas a torto e a direito.

      Uma rápida pesquisa na Internet mostra que pagamos o serviço de telefonia e dados mais caro do mundo. Isso sim, nos dá o direito de reclamar muito no Twitter.

      Forte abraço e feliz ano novo!

  • Maria Isabel Schiavano

    gostaria de cancelar meu contrato Vivo Controlo Ilimitado (31,90), como faço , não consigo pelo 8486. Grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: