Filmes nacionais: porque eu não gosto deles?

Cansei de responder a amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho, cachorros, papagaios e coelhinhos:

Não gosto de filmes nacionais porque eles não têm legendas!

Simples assim.

Não vou ao cinema assistir aos maravilhosos, fantásticos, incríveis e premiados filmes brasileiros (segundo pessoas ouvintes, ÓBEVEO) pelo simples fatos de eu não compreender – veja bem, eu disse COMPREENDER – o que falam. Consigo ouvir os sons dos filmes, mas não consigo entender o que falam. Nada mais natural pra quem é surdo.

Mas convenhamos… Tanta tecnologia disponível e os responsáveis não “copiam e colam” as falas dos personagens dentro dos arquivos de vídeo dos filmes.

Infelizmente não me dão o direito de assistir e prestigiar os filmes produzidos no meu próprio país. Enquanto isso, continuo batendo palmas para as produções estrangeiras.

16 respostas para “Filmes nacionais: porque eu não gosto deles?

  • Tota

    Caralho, eu esperava uma retórica foda do porquê filmes brasileiros costumam pecar em algum ponto, ou ser metidos a pseudo-politicagem ativista de meia-tigela.

    Mas faz sentido. Deveriam haver opções de sessões com Closed-Caption, nem que fosse uma por semana. Já nos DVDs acho que não tem esse problema… ou tem?

  • Rodrigo Nunes

    Adivinha… se não tivesse, eu ficava quieto. Me apresenta um filme brazileiro (como diria O Bairrista) com legendas em Português.

    Já vi até legendas comentadas dos diretores brasileiros, mas DURANTE o filme, nunca.

  • Paraíba sem barreiras

    É uma reclamação muito comum mesmo. Acho que a maioria os DVDs musicais (cantor ou banda) brasileiros tem legenda em português, o que eu adoro. Então não deve ser anda “difícil” passar legenda para os filmes também. Acho tamanho comodismo um absurdo.
    Ps: Dá para remover o comentário anterior? Logado errado, rssss

  • Ivirtua

    TEM Q TER LEGENDA PARA VOCE ENTENDER…
    PQ ESCUTAR O FILME TODO É FODA NEH
    HEHEHHEE

  • Lak

    Pois é, precisamos MESMO de legenda nos filmes nacionais!! Beijos

  • guichazan

    Faço das tuas palavras as minhas, Kit Kat.
    Felizmente, a situação tá mudando, mesmo que aos poucos. Acho que vi “A Mulher Invisível” com legendas em português em DVD. Se veio o primeiro filme legendado, logo virão mais. Vamos torcer.
    Abraço

  • Gabi Gonçalves (@GabiLoka)

    Achei uma boa observação! Nunca tinha pensando nisso. Ja fomos a Lua e ainda assim não resolvemos esse problema. Ve se pode! O_o

  • Gabi Gonçalves (@GabiLoka)

    Mas aí não é que você não goste do filme, é mais porque não se consegue acompanha-lo…

  • maria helena santiago costa

    Paula, adorei seu blog e já a estou seguindo no face e também aqui. Sou
    surda oralizada, há 40 anos (tenho 64); fui professora, bibliotecária (no funcionalismo público municipal aqui em SP), me aposentei em 1996 justamente pela dificuldade de entender o que as pessoas falavam e pelos ruidos no ambiente. Mas não consegui ficar na moita e voltei a estudar e trabalhar, então na área de terapias complementares e me especializei em atendimento aconselhativo e Florais de Bach, entre outras terapias; trabalhei até meio do ano passado(2012) mas agora, decidi dar um tempo para mim. Li alguns de seus posts e me enquadrei em muitos deles, mas este aqui sobre filmes e documentários nacionais, atualmente é o problema que mais me incomoda. Pelo Orkut segui uma comunidade (surdos oralizados) a qual debatia muito sobre a implantação da legenda nacional. Mas parece que o movimento não ganhou representação e não vingou. Também como maioria (ou quase totalidade) opto pelos estrangeiros legendados. Prazer em conhecer vc e sucesso em sua caminhada. Maria Helena
    Obs.: no facebook me encontra pelo nome completo.

  • sarah azevedo

    nossa, disse tudo! Você é eu de calças!

  • sarah azevedo

    o problema é o seguinte.. as pessoas esquecem que existem deficientes (todos os tipos), e quem sofre somos nós! Deveria haver uma maior conscientização da sociedade! Sonho com isso!

Deixe um comentário

