Quem sou eu?

O texto a seguir foi enviado para a Paula Pfeifer, do blog Crônicas da Surdez, como um breve depoimento sobre quem sou e minha história. Como eu havia prometido este depoimento antes de ter a idéia de criar meu próprio blog, em respeito à Paula, estou publicando-o depois da postagem no Crônicas que aconteceu hoje!

Reproduzo-o na íntegra:

Meu nome é Rodrigo, tenho 34 anos pelo menos até o próximo dia 26 de março. Nasci e resido em Porto Alegre. Sou formado em Gestão de Tecnologia da Informação e faço pós-graduação em Gerência de Projetos de Tecnologia da Informação (“TI” para os íntimos. :D). Atualmente trabalho na área de gestão do conhecimento, em uma empresa de (dããã) tecnologia, dentro do Parque Tecnológico da PUCRS, em Porto Alegre.

Sou deficiente auditivo – oralizado – desde meus 3 anos, aproximadamente. Não me recordo bem quanto à cronologia dos acontecimentos, mas isso não tem qualquer importância agora. Comecei a usar aparelho auditivo por volta de 5 anos mais tarde e desde então sou totalmente dependente dele para ouvir “normalmente”. Sem ele – atualmente um modelo Sumo XP, da Oticon – não escuto quase nada, exceto alguns sons abafados e música proveniente de fones de ouvido no nível máximo de volume. Sou craque na leitura labial e, como muitos, falar ao telefone é um parto. Uma salva de palmas para os caras que inventaram o ICQ, o MSN, a mensagem de texto por celular e, mais recentemente o Face Time, da Apple!

Cresci no meio dos mais diversos acontecimentos que envolvem uma deficiência auditiva. Passei por momentos engraçados, tristes, irônicos, interessantes, estressantes, dentre outros. Mas por incrível que pareça, tenho pouquíssimas lembranças da maioria deles. Com o tempo, aprendi a conviver e lidar com essa condição e, melhor ainda, aprendi a tirar algum proveito dela (faça do limão, uma ótima limonada!). Talvez eu não lembre dessas coisas por tratar do assunto com tanta normalidade.

Enfim, vamos deixar a hipocrisia de lado e assumir: às vezes é um fardinho que Deus nos deu para carregarmos, né? Pois acredite ou não, às vezes dou graças a ele por ele ter me dado esse fardinho.

Um exemplo? Se não fosse por ele, eu jamais teria prestado tanta atenção aos meus professores nas aulas, sob risco de perder matérias importantes e ir mal em provas e trabalhos. Sempre fui aluno exemplar e, jogando a modéstia pro alto, continuo sendo!

Outro exemplo? Talvez eu fosse uma pessoa arrogante, ignorante e preconceituosa, iguais àquelas as quais estamos cansados de ver diariamente. Pessoas que não compreendem nossas necessidades e acham que somos aberrações da natureza.

Alguém aí quer ser uma dessas pessoas? Eu não. Prefiro meu fardinho!

2 respostas para “Quem sou eu?

  • Sopa de Números na Educação Inclusiva

    Olá, Rodrigo, tudo bem?
    Palmas para o seu blog…!!!!!!!! E palmas especiais para este post também!!!!
    Embora muitas das pessoas com deficiência, à primeira vista, achem que têm é um fardo a mais que as pessoas “ditas normais”, na verdade estão tendo é uma chance de crescimento pessoal… é aquela história de se “fazer uma limonada com o limão”… hehehe!

    Somos autores de um blog sobre Deficiência e Inclusão, denominado “Sopa de Números na Educação Inclusiva” (www.sopadenumerosecalculos.blogspot.com). Nele, fizemos ontem uma postagem abordando tema similar ao que você pôs no post acima. Ela é intitulada “Ralação ou um rico aprendizado? Depende de como se encara”, e fala exatamente sobre o amadurecimento e crescimento pessoal que um deficiente acaba por ter, de tanto ter de lidar com adversidades! 😉 Veja o link:

    http://sopadenumerosecalculos.blogspot.com/2011/07/ralacao-ou-um-rico-aprendizado.html

    Esteja à vontade para deixar comentários no nosso blog, hehehe! 😉

    Um abraço! 🙂 E continue escrevendo com todo esse talento que você possui!!!! 😀

  • Sopa de Números na Educação Inclusiva

    Oi, Rodrigo, olha nós de novo!!! 🙂
    Dê uma olhada no post que preparamos em nosso blog, especialmente divulgando o seu e fazendo uma resenha/comentário sobre este post que você fez!

    http://sopadenumerosecalculos.blogspot.com/2011/07/rico-aprendizado-confirmado.html

    Sua página já está em nossa lista de favoritos, hehehe! 😀
    Abraço!

Deixe um comentário

